A LENDA DO RIO PROFUNDO - A Lenda do Rio Itararé
O nome do nosso município é de origem Tupi-Guarani e significa "pedra que o rio cavou" ou ainda, "Curso subterrâneo de um rio através das rochas" e, refere-se ao longo e sinuoso caminho que o rio Itararé percorre por entre as pedras. Várias lendas indígenas tentam explicar, dentro da riqueza de seu folclore, o porquê do nome Itararé.
Uma delas diz respeito ao amor de Taiguara pela jovem de nome Uariri. Taiguara, o bravo guerreiro da tribo Guanhanás, enamorou-se perdidamente de Uariri, a mais bela jovem de toda a nação Tupi e como prova de seu amor, mergulhava diariamente, nas águas de um tranqüilo rio que margeava os seus campos, à procura de lindas pedrinhas douradas que encantavam tanto sua amada.
Um dia, em um de seus mergulhos, o valente guerreiro chocou-se com as pedras ponteagudas escondidas pelas águas e não mais voltou. O vermelho de seu sanque tingiu a transparência do rio e, Uariri, desesperada com o acontecimento, também atirou-se no rio, desaparecendo para sempre.
Durante a noite, enquanto os índios enchiam os campos com seus lamentos, Uirapuru (deus dos pássaros) levou até Tupã (deus do trovão) a triste notícia e este, irado, resolveu vingar-se do rio. Ouviu-se um estrondo e a terra tremeu. Jacy, (a Lua), apavorada escondeu -se por entre as nuvens negras, enquanto a terra se abria e as águas refugiavam-se por entre as pedras, os índios atiravam-se ao chão, com medo da ira de Tupã, gritando em uníssono: " Ïtararé!"- tentando explicar ao exaltado deus, que o rio já se escondera em meio às rochas.
E ao redor das fogueiras, durante anos e anos, os anciãos contaram aos seus descendentes, a vergonha e o medo do rio que, por ter levado consigo os jovens Taiguara e Uariri, cavou caminho por entre as pedras e de lá não mais saiu.
(folclore)
Escrito por zanzes às 15h11
[]
[envie esta mensagem]
[link]

Calendário de Itararé -No meu Calendário, na minha Folhinha Que marcam e agendam o meu dia-a-dia Eu vivo de sonhar... e fazendo poesia... De estar na minha gloriosa “Itararezinha”... -É sábado... é domingo... é feriado Em que eu me preparo para embarcar Itararé lá está na rabeira do estado É a minha caipira Hollywood particular... -Em Itararé eu me sinto em mim mesmo Dentro do meu próprio encantário até Porque no meu belo paraíso, Itararé Bolinho de Piruá, dolé, pão de torresmo... -Entra dia, sai dia, e eu me projeto Estar na minha aldeia, meu rincão Lá na minha terra plantei meu coração E sempre a sonhar que estou lá, poeto... -Vou marcando um xis no calendário A sexta, a segunda – as benditas férias Entre boêmios, em casa; as pilhérias Minha estância boêmia é meu encantário... -Os amigos todos sabem quando vou viajar E ficam me vendo alumbrado, sacando E então notam os meus olhos brilhando Para os braços de Itararé eu vou voltar... -Até poder, finalmente, um bendito dia Aposentado, bem de vida, vencedor Definitivamente ir para Itararé, meu amor Com a alma encharcada de luz e poesia! -0- Silas Correa Leite – Poema Escrito em Samparaguai Site: www.portas-lapsos.zip.net E-mail: poesilas@terra.com.br www.artistasdeitarare.blogspot.com/
Escrito por zanzes às 11h37
[]
[envie esta mensagem]
[link]

|